domingo, 16 de agosto de 2009

Mudanças!!!


Li uma artigo de um psicologo e achei muito interessante!


O líder e seu papel como gestor de mudanças

Se a mudança é inevitável e já faz parte da história humana, porque, ainda assim, há quem tenha tanto medo? Tenho certeza que você já se fez esta pergunta diversas vezes. Sei também que já ouviu e leu outras tantas. A resposta, no entanto, é simples e complexa. Confundi? Pois é isso mesmo que os processos de mudança causam em nossas vidas: uma sensação de dualidade. Tudo isso porque o que está envolvido são nossas emoções. Por mais racional e lógica que seja a pessoa ela sentirá medo e receio daquilo que desconhece. Para alguns isso é um estímulo e por isso arriscam mais. Para muitos isto paralisa. Parece um anestésico. O medo se apodera e faz com que suas reações sejam de resistência.

O resultado mais comum no mundo corporativo é visto naquelas pessoas que só interagem com os colegas do próprio departamento. O receio de não ser aceito impede a socialização. Esse processo de encasulamento vai tomando uma proporção cada vez maior e se complica ainda mais quando atinge a área de recursos humanos. Em minha história profissional conheci mais pessoas resistentes a mudanças dentro deste departamento. Parece incongruente... e é. As pessoas que deveriam ser verdadeiros agentes de mudanças em muitas empresas fazem o oposto. Impedem o desenvolvimento de novos valores corporativos. Distanciam-se das pessoas. Agem de forma contrária ao progresso da organização. É óbvio que não são unanimidade. Ainda bem! Lembro-me de trabalhar com um profissional que era exatamente o oposto. Ativo, cheio de idéias e com muita vontade de transformar. O primeiro impacto após sua contratação foi de pânico. Ele mexia no status quo. Alterava aquela sensação de equilíbrio conquistada por um longo período. Muitos torceram por sua demissão, mas acabaram demitidos.
>Rogério Martins - Psicólogo, Professor Universitário, Consultor e Palestrante sobre comportamento e motivação humana e Diretor da Persona Consultoria & Eventos. Autor do livro “Reflexões do Mundo Corporativo”.


Pensei então:

Meu Ramo precisa de mudanças!
Minha Presidente tb concorda que precisamos, tendo em vista que algumas duplas têem puxado negativamente nossos números e tb algumas irmãs se mudaram pra nossa unidade.

Então fizemos mudanças em algumas duplas, e algumas irmãs visitadas, penso no artigo mencionado anteriormente:

...há quem ainda não consiga lidar de forma positiva com as mudanças.
Verdade

As pessoas que deveriam ser verdadeiros agentes de mudanças em nosso ramo fazem o oposto... (grifo meu)

Nenhum comentário: